quarta-feira, 30 de julho de 2014

Xadrez Rápido - Atenção as novas regras.

Leis do Xadrez: Para competições iniciando a partir de 1º de julho de 2014

Apêndice A.  Xadrez Rápido

A.1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser completados em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador.

A.2 Os jogadores não precisam anotar os lances.

A.3 As Regras de Competição devem ser aplicáveis se
a. um árbitro supervisiona no máximo 3 (três) partidas.
b. cada partida é gravada pelo árbitro ou seu assistente, e/ou por meios eletrônicos.

A.4 Caso contrário, devem ser aplicáveis as seguintes regras:
a. Da posição inicial, uma vez completados os dez primeiros lances por ambos os jogadores:
1. nenhuma mudança pode ser feita na configuração dos relógios, a menos que a programação do evento seja desfavoravelmente afetada.
2. nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei. No caso de incorreta colocação de torre, não é permitido rocar com esta torre.
b. Um lance ilegal está completo assim que o jogador acione seu relógio. Se o árbitro observa o fato deverá declarar a partida perdida para o jogador, desde que o oponente não tenha feito seu próximo lance. Se o árbitro não intervier, o oponente desde que não tenha feito o próximo lance pode reclamar a vitória. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer série de lances legais possíveis. Se o oponente não reclamar e o árbitro não intervier, o lance ilegal permanece e a partida deverá continuar. Uma vez que o oponente efetuou seu próximo lance, um lance ilegal não poderá ser corrigido a menos que haja acordo entre os dois jogadores sem intervenção de um árbitro.
c. Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios e avisar o árbitro.
Para a reclamação ser bem sucedida, o reclamante deve ter tempo restante em seu relógio após os relógios terem sido parados. Entretanto, a partida está empatada se o oponente não pode dar xeque-mate no rei por qualquer série de lances legais possíveis.
d. Se o árbitro observar que ambos os reis estão em xeque, ou um peão permanece na casa de promoção, deverá aguardar até que o próximo lance seja completado. Então, se a posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele deverá declarar a partida empatada.



A.5 O Regulamento Técnico da Competição deverá especificar se o artigo A3 ou A.4 aplicar-se-á para todo o evento.

Veja a nova regra completa em: http://www.cbx.org.br/Downloads.aspx