Leis
do Xadrez: Para competições iniciando a partir de 1º de julho de 2014
Apêndice
A. Xadrez Rápido
A.1
A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser
completados em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos
para cada jogador; ou o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é de
mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador.
A.2
Os jogadores não precisam anotar os lances.
A.3
As Regras de Competição devem ser aplicáveis se
a.
um árbitro supervisiona no máximo 3 (três) partidas.
b.
cada partida é gravada pelo árbitro ou seu assistente, e/ou por meios
eletrônicos.
A.4
Caso contrário, devem ser aplicáveis as seguintes regras:
a.
Da posição inicial, uma vez completados os dez primeiros lances por ambos os
jogadores:
1.
nenhuma mudança pode ser feita na configuração dos relógios, a menos que a programação
do evento seja desfavoravelmente afetada.
2.
nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das
peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de
posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei. No caso de incorreta
colocação de torre, não é permitido rocar com esta torre.
b.
Um lance ilegal está completo assim que o jogador acione seu relógio. Se o
árbitro observa o fato deverá declarar a partida perdida para o jogador, desde
que o oponente não tenha feito seu próximo lance. Se o árbitro não intervier, o
oponente desde que não tenha feito o próximo lance pode reclamar a vitória.
Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o
oponente não pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer série de
lances legais possíveis. Se o oponente não reclamar e o árbitro não intervier,
o lance ilegal permanece e a partida deverá continuar. Uma vez que o oponente
efetuou seu próximo lance, um lance ilegal não poderá ser corrigido a menos que
haja acordo entre os dois jogadores sem intervenção de um árbitro.
c.
Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios
e avisar o árbitro.
Para
a reclamação ser bem sucedida, o reclamante deve ter tempo restante em seu
relógio após os relógios terem sido parados. Entretanto, a partida está
empatada se o oponente não pode dar xeque-mate no rei por qualquer série de
lances legais possíveis.
d.
Se o árbitro observar que ambos os reis estão em xeque, ou um peão permanece na
casa de promoção, deverá aguardar até que o próximo lance seja completado.
Então, se a posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele deverá declarar a
partida empatada.
A.5
O Regulamento Técnico da Competição deverá especificar se o artigo A3 ou A.4
aplicar-se-á para todo o evento.
Veja a nova regra completa em: http://www.cbx.org.br/Downloads.aspx