Os problemas de xadrez são tão antigos quanto o próprio jogo
de xadrez, ocupando um posto importante na história do jogo.
Nos problemas de mates diretos as
brancas jogam e dão mate nas pretas em um número estipulado de Lance. O
que caracteriza o problema direto na sua versão moderna, em oposição à uma
combinação de meio-jogo, é o seu caráter formal, estruturado e bem
definido.
Os requisitos necessários a uma boa
composição são:
Deve haver uma ideia ou tema na
execução do problema. Ou seja, é desejável que haja coerência e coesão entre as
distintas variantes de um problema direto.
Idealmente esta ideia deve ser
surpreendente, original e bem executada.
As defesas das pretas devem levar a
mates no mesmo número de lances. (ou seja, em um problema de mate em 3 não pode
haver uma defesa das pretas que leve mate em 4 lances). Em problemas sem
ameaça, ou de zugzwang, todos os movimentos
das pretas devem levar mate no mesmo número de lances.
Não deve haver peças supérfluas ou
desnecessárias à execução da ideia de um problema. Todas as peças devem ter uma
função definida, ainda que esta função seja apenas evitar defeitos ou furos na
composição.
British Chess Federation, 1961/62,
1o Prêmio
Brancas jogam e dão mate em 2 (#2)
Um exemplo de mate em dois
movimentos (indicado como #2) do compositor brasileiro Almiro Zarur que
conquistou o primeiro prêmio do centésimo torneio de composições da British
Chess Federation no biênio 1961/1962.
Na competição que celebrava a
centésima edição do torneio de composições havia a exigência de que os mates em
dois lances submetidos para avaliação dos juízes da prova deviam ter chave de
xeque, um fato raro e algumas vezes surpreendente em problemas de mate em dois
movimentos.
Na composição as brancas podem
tentar dar mate de 5 formas distintas, em quatro destas tentativas as pretas
possuem apenas uma resposta, imitando o movimento do Rei branco:
1. Ra6+? Re6!
1. Ra4+? Re4!
1. Rc4+? Rg4!
1. Rc6+? Rg6!
Apenas 1. Rb4+! resolve o
problema, abaixo vemos as variantes temáticas (variantes temáticas são aquelas
que compõem a ideia central do problema, nesta composição em particular todas
as variantes são temáticas!):
1. ... Re6 2. Te7#
1. ... Re4 2. Dc2#
1. ... Rg4 2. Ch6#
1. ... Rg6 2. Ch4#
A mecânica das tentativas de mate e
a solução do problema para entender o porquê de este ser um problema
excepcional:
Todas as tentativas de resolver das
brancas são xeques com o rei branco em um movimento diagonal (o que constitui
uma estrela ao redor do rei).
Todas as respostas das pretas a
estas tentativas são com um movimento do rei preto em diagonal na mesma direção
do movimento do rei branco. Assim os reis branco e preto executam movimentos
coordenados nas tentativas de mate.
A solução é realizada com um
movimento do rei branco que o rei preto não pode imitar (já que o rei preto não
pode ir a f4!) e há mate para cada uma
da quatro casas de fuga do rei preto. As peças brancas que dão mate ao rei
preto em cada uma destas fugas estavam cravadas nas tentativas de solução.
Em campeonatos mundiais de soluções
há 3 seções de problemas diretos:
Uma seção com 3 problemas de mates
em 2 que devem ser resolvidos em 20 minutos
Uma seção com 3 problemas de mates
em 3 que devem ser resolvidos em 60 minutos
Uma seção com 3 problemas de mate em
mais de 3 movimentos que devem ser resolvidos em 80 minutos.
Índice
Estudos
Estudos são composições onde as
brancas jogam e devem ganhar ou empatar. Em casos excepcionais o primeiro lance
pode ser das pretas, porém ainda assim as brancas devem ganhar ou empatar. A
solução de estudos não tem um número estipulado de movimentos, como em
problemas diretos, inversos ou ajudados, porém deve haver apenas uma forma de
cumprir a estipulação do estudo nas variantes principais.
Apesar de serem o formato de
composições mais próximo da partida jogada os estudos são essencialmente
diferentes de finais teóricos porque estes podem possuir várias
formas de ganhar ou empatar e na maioria das vezes há um método a ser empregado
para resolver um final teórico. Já em um estudo a solução deve ser única, deve
haver uma ideia central governando a composição e a ideia da solução deve ser
original.
A seção de estudos dos mundiais de
solução de problemas de xadrez é composta por três composições que devem ser
resolvidas em 100 min.
Szachy, 1975
1a Menção Honrosa
Brancas jogam e ganham (+)
Mario Matous, da República Tcheca,
que recebeu a 1a Menção Honrosa na seção de estudos da
revista Szachy.
A notação "+" indica que
esta é uma composição onde as brancas jogam e ganham. Uma composição com
enunciado 'Brancas jogam e empatam' seria indicada pelo sinal "=".
Solução: Para ganhar as brancas
precisam explorar a posição precária do Rei preto, porém o fazem de forma
inesperada.!
1. Dc8 Rg8
2. Bc7!! Com sacrifício da Dama que as pretas são forçadas a aceitar.
2. ... Dxc8
3. gxf7+ Rh8
4. Be5 Ameaçando um xeque
descoberto, porém as pretas ainda possuem recursos de defesa:
4. ... Dc5
5. Bb2!! (o motivo de 5.Bb2 e não 5. Ba1? ficará aparente mais tarde)
5. ... Cc7 (forçado)
6. Ba1 a4
7. Bb2 a3 se as brancas tivessem jogado 5. Ba1 estariam em zugzwang no
momento que o peão preto chegasse a a3
8. Ba1 a2
9. Bb2 a1D
10. Bxa1 Dc3+
11. Bxc3 Cd5+
12. Re6+ Nxc3 Finalmente capturando o Bispo que tantos problemas causou às pretas
porém
13. f8D# é mate.
Inversos
Nos inversos as brancas jogam e
forçam as pretas a dar-lhes mate, enquanto as pretas tentam impedir que isto
aconteça. Inversos não são muito diferentes de diretos em relação ao raciocínio
e métodos de solução, embora os temas das composições possam ser muito
distintos e algumas ideias serem expressas de forma mais natural em inversos
que em diretos. Nos mundiais de solução há uma seção de inversos em dois ou
mais lances.
Ajudados
Festival José Figueiredo, 1980
1o Lugar
Ajudado em 2 movimentos, 4 variantes
(h#2 4.1.1.1)
Os ajudados formam um mundo à parte
das outras categorias de problemas de xadrez: o mate ajudado é a única forma de
composição onde os dois lados colaboram para a execução de um objetivo comum,
que é o mate ao rei preto. Em geral as pretas executam o primeiro movimento,
portanto um problema de mate ajudado em dois lances possui 4 movimentos: dois
movimentos das pretas e dois dois movimentos das brancas. Em ajudados curtos,
de dois ou tres lances, é muito comum haver mais de uma solução ao problema.
Nestes casos o compositor busca promover a harmonia de efeitos mecânicos e
estratégicos entre as soluções do problema, valorizando ainda mais a
composição.
Em mundiais de solução de problemas
de xadrez há uma seção de ajudados com dois ou mais lances que deve ser
resolvida pelo solucionista em 50 minutos.
Na composição ao lado a
notação h#2 indica que este é um ajudado em 2 movimentos enquanto a
notação 4.1.1.1 informa que há 4 soluções com sequência única.
Abaixo reproduzimos a solução desta
excepcional composição:
1. Txg3 Tb1 2.Txg5 Tf1#
1. Bxd2 Bf1 2.Bxg5 Bh3#
1. Ce6 Cg6 2. Cxg5 Ch4#
1. h6 d3 2. hxg5 dxe4#
Vemos que nas quatro soluções do
problema uma peça preta captura o peão de g5 executando um auto-bloqueio
enquanto as brancas dão mate ao rei preto em função deste bloqueio. Quando a
torre preta de a3 bloqueia em g5 é uma torre branca que executa o mate e o
mesmo efeito harmônico se repete com o bispo de a5, cavalo de f8 e peão de h7.
Os movimentos coordenados de peças semelhantes produz um resultado excepcional
que justifica a premiação desta composição.
Análise Retrógrada
Um tipo de problema que deve-se
pensar nos movimentos anteriores até chegar na situação proposta.