segunda-feira, 23 de maio de 2016

II COPA CXM DE XADREZ CLÁSSICO - 2016

REGULAMENTO

1) DATA E LOCAL
Data: Março a Agosto de 2016
Local:
2) REALIZAÇÃO, DIREÇÃO E ARBITRAGEM
Realização: CXM e Xadrez Social Clube
Direção: Hélder Cavalcante
Arbitragem:
3) OBJETIVOS
Manter o vigor do Xadrez Mossoroense e Região
Incentivar o estudo do Xadrez
4) SISTEMA, RITMO DE JOGO E EMPARCEIRAMENTO
Sistema: Grupos e RR
Ritmo: 90' + 30 segundos de acréscimo
Emparceiramento: Sorteio.
1) Seleção de 16 sócios interessados.
2)Escolha de 8 sócios como cabeças de chaves. Melhores rankiados FIDE/CBX/MOSSOROENSE.
3) Sorteio de 2 para cada grupo conforme modelo abaixo.
4) Sorteio de demais para completar o grupo.
OBS: Cada grupo terá um líder que deverá:
i) Marcar datas, horários e locais das partidas;
ii) Informar resultados e andamento das rodadas ao organizador através do envio das planilhas.
5) SISTEMA DE PONTUAÇÃO E DESEMPATE
a) Vitória: 3 pontos. Empate: 1 ponto. Derrota: 0 ponto.
b.1) No caso de empate entre dois jogadores será feito disputa de blitz, 5 min, turno e returno. Continuando o empate será realizado uma partida Armagedon de 6 x 5 min. O branco joga pela vitória e com 6 min. Faz-se sorteio, quem ganhar escolhe as cores. Isto ocorrerá na data da última rodada do Grupo.
b.2) No caso de empate entre três ou quatro jogadores seguir a tabela em partidas de 5 minutos:

1ª rodada: 1-4  2-3   2ª rodada: 4-3  1-2   3ª rodada: 2-4  3-1

Após esta rodada e se necessário passar ao item b.1. 
6) PROGRAMAÇÃO
Período
Dia 26/06, sexta-feira
12/03/2016 a 29/05/2016
Grupos A a D
30/05/2016 a 31/07/2016
Grupos E e F

FINAL
26/08/2016 a 27/08/2016
I e II Rodadas
28/08/2016
III Rodada

Nota 1: As partidas não realizadas no período programado deverão ser computadas/pontuadas como 0x0.

7) PREMIAÇÃO (R$ 00,00)
Campeão: Trofeu + R$ 00,00 
2º Lugar: Medalha + R$ 0,00
3º Lugar: Medalha + R$ 0,00
4º Lugar: Medalha + R$ 0,00
8) VAGAS E INSCRIÇÃO
Vagas: estão limitadas em 16 participantes.
Inscrição: Confirmação com o Diretor.
09) MATERIAL DE JOGO
O jogador condutor das peças brancas deve apresentar o jogo de peças tamanho oficial, enquanto o condutor das peças negras deve apresentar o relógio em perfeito estado.
10) CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS
Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo, que inclui todas as dependências internas do local do evento, a menos que o equipamento esteja completamente desligado, o que deve ser comunicado ao árbitro antes do início da rodada. Para se ausentar do ambiente de jogo, o jogador deverá solicitar autorização do árbitro.
Se o jogador for flagrado, com sua partida em andamento, consultando qualquer equipamento eletrônico, e a despeito de qualquer conteúdo, perderá a partida e será excluído do torneio.
No caso específico de toque de celular durante a partida implicará na imediata perda da partida ao jogador infrator e vitória de seu oponente.
A Competição de Xadrez será realizada de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento

Usar obrigatoriamente o Sistema Algébrico de anotação.

Os casos omissos serão resolvidos pela direção da prova. A inscrição neste torneio implica plena aceitação deste regulamento.

A Direção

RODADAS
GRUPO A
GRUPO B
1ª Rodada
A1 - A4
A2 - A3
1ª Rodada
B1 - B4
B2 - B3
2ª Rodada
A4 - A3
A1 - A2
2ª Rodada
B4 - B3
B1 - B2
3ª Rodada
A2 - A4
A3 - A1
3ª Rodada
B2 - B4
B3 - B1
GRUPO C
GRUPO D
1ª Rodada
C1 - C4
C2 - C3
1ª Rodada
D1 - D4
D2 - D3
2ª Rodada
C4 - C3
C1 - C2
2ª Rodada
D4 - D3
D1 - D2
3ª Rodada
C2 - C4
C3 - C1
3ª Rodada
D2 - D4
D3 - D1
GRUPO E = 1A - 1B - 2C - 2D
GRUPO F = 1C - 1D - 2A - 2B
GRUPO E
GRUPO F
1ª Rodada
1A - 2D
1B - 2C
1ª Rodada
1C - 2B
1D - 2A
2ª Rodada
2D - 2C
1A - 1B
2ª Rodada
2B - 2A
1C - 1D
3ª Rodada
1B - 2D
2C - 1A
3ª Rodada
1D - 2B
2A - 1C
FINALISTAS = 1E - 1F - 2E - 2F
FINAL