EDUCAR é "dar um
valioso presente, não um duro dever." (Albert Einstein)
A importância da
aprendizagem e da prática do xadrez na infância e na adolescência vem sendo
comprovada por inúmeras pesquisas realizadas tanto em países desenvolvidos como
em países de terceiro mundo, além de fazer parte do currículo escolar básico em
dezenas de países, entre eles: Angola, Armênia, Canadá, Cuba, Hungria, Israel,
Iugoslávia, Alemanha, Suíça, Tunísia, Rússia, Romênia, Bulgária, França, entre
outros. Atualmente, admiti-se que a atividade de xadrez favorece o
desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa
e agradável, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar,
auxilia o desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, visto que apresenta
uma situação na qual o aluno tem a oportunidade de descobrir uma atividade onde
podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas.
O ensino do xadrez nas
escolas justifica sua existência porque está demonstrado que o xadrez:
É cultura: uma atividade
lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e
que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio
cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a
matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento
organizado.
Estimula o desenvolvimento
de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico,
inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento
futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a
competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como
elemento estruturador do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu
estudo e prática.Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento
propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas
virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
Como bem definiu o escritor
Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente
exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da
Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung
que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de
matemática após o início da prática.
Na Venezuela, o projeto
Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser
aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy,
do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo
interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.
Em um estudo realizado na
ex-Alemanha Oriental, comparando o desenvolvimento de grupos de estudantes de
diversas idades, separandoos em dois grupos: os que jogavam e os que não
jogavam Xadrez, concluiuse que:
O Xadrez estimula a
atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante
seu crescimento. Isso é evidente, sobretudo, na puberdade: crianças que jogam
Xadrez apresentam menos crises decorrentes das transformações dessa fase etária
do que as que não jogam.
O raciocínio lógico e a
capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no
desempenho escolar, com destaque particularmente notável nos casos da Física e
da Matemática.
Em aspectos gerais, os
alunos que jogam Xadrez apresentam nítida superioridade em força de vontade,
tenacidade, memória e concentração.
O Xadrez ensina a criança a
avaliar as conseqüências dos seus atos, tornando-as mais prudentes e
responsáveis.
Também em pesquisas
realizadas na Inglaterra, chegou-se à conclusão de que a concentração e a
habilidade em formular e posteriormente concretizar planos no tabuleiro
contribui significativamente para a tomada de decisões e execução das mesmas no
jogo muito mais importante, que é o jogo da vida.
Quadro comparativo das
características do Xadrez e suas implicações educativas
CARACTERÍSTICAS DO XADREZ
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IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS
EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DE CARÁTER
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Concentração enquanto
imóvel na cadeira
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Desenvolvimento do
autocontrole psicofísico
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Fornecer um número de
movimentos num determinado tempo
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Avaliação da hierarquia do
problema e a locação do tempo disponível
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Movimentar peças após
exaustiva análise de lances seguintes
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Desenvolvimento da
capacidade para pensamento abrangente e profundo
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Encontrado um lance, a
procura de outro melhor.
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Empenho no progresso
contínuo
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De uma posição a princípio
igual, direcionar a uma conclusão brilhante (combinação).
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Criatividade e imaginação
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O resultado indica quem
tinha o melhor plano
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Respeito à opinião do
interlocutor
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Entre várias
possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
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Capacidade para o processo
de tomar decisões com autonomia
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Um movimento deve ser
consequência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte
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Capacidade para o
pensamento e execução lógicos, autoconsistência e fluidez de raciocínio.
|
Objetivo do ensino de xadrez
na escola:
O ensino do xadrez surge
como uma boa opção, unindo o espírito inovador da instituição educacional e a
forte imagem de intelectualidade que o esporte-arte oferece;
Ampliar o aprendizado do
xadrez, potencializando o eixo esporte, considerando o desenvolvimento do
intelecto das crianças e dos adolescentes;
Ensinar aos alunos a prática
do esporte xadrez, auxiliando na formação de um pensamento organizado,
desenvolvendo a imaginação, estimulando a criatividade.O xadrez contribuirá
para a formação como cidadãos propondo mais estudo, mais matemática, mais
esporte, mais ciência, mais preparo para a vida;
Envolver as crianças e
jovens em uma atividade benéfica, que os afastará das ruas, evitando a evasão
escolar;
Desenvolver no estudante uma
atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento
gerador de cultura;
Desenvolver no estudante sua
capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico e inteligência;
Garantir ao aluno a
aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para
incorporação em sua vida ativa;
Permitir ao aluno
estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a
vida cotidiana, individual e social;
Favorecer a assimilação das
características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento
intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia
cognitiva e sua capacidade de raciocínio;
Priorizar a resolução de
problemas. O aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno
a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às
situações da vida diária;
Contribuir para a elevação
da auto-estima;Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua
habilidade de argumentação;Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico
desta disciplina. Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças
individuais;Divulgar a prática do jogo/arte/ciência/esporte do xadrez, atraindo
mais interessados;Atenção, raciocínio lógico e capacidade de resolver
problemas, favorecem o desempenho escolar daqueles que o praticam e acrescenta
na criança um sentimento de combatividade e superação saudáveis;
A implantação do xadrez visa
desenvolver, de maneira interdisciplinar, habilidades como a atenção e a
concentração, a capacidade de julgamento, a imaginação e a antecipação, a
ativação da memória, a vontade de vencer trabalhando, a paciência e o
autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática, o
raciocínio analítico e sintético, a criatividade, a inteligência, a organização
metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Quando inserido no ambiente
escolar, o Xadrez encanta a criançada e aos jovens. Através de sua natureza
lúdica, o Xadrez promove um sensível aprimoramento do rendimento dos alunos e
pode ser associado a inúmeras matérias e temas do currículo, dando
possibilidade ao aluno de progredir segundo o seu próprio ritmo, valorizando assim
a motivação pessoal do escolar.
O ensino do xadrez nas
escolas tem como finalidade “convidar” o aluno a trabalhar sua mente,
forçando-o pensar, ativando o campo imaginário da criança fazendo-o refletir e
repensar. Formas de ensino devem ser repensadas e a adoção do jogo de xadrez
nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que
personaliza o direito social à educação. A utilização do jogo de xadrez como
instrumento pedagógico e social, visa auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos
envolvidos.
O xadrez merece crédito
porque ensina as crianças o mais importante na solução de um problema que é
justamente saber olhar e entender a realidade que se apresenta, ensinando a
criança a assumir a responsabilidade por suas ações.
Incluir a modalidade na
grade escolar não é tarefa difícil, porém, é preciso saber trabalhá-la, é uma
ferramenta que a escola precisa aprender a utilizar. Não é à toa que a UNESCO
mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas
e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva.
XADREZ NA ESCOLA por Bruno
Machado, 2014.