I COPA XADREZ RÁPIDO AMX
COPA “Klemberg Batista”
Associação Mossoroense de Xadrez
OBJETIVOS:
· Indicar o Campeão
· Ampliar a cultura
enxadrística
· Incentivar o estudo do xadrez
· · Promover o intercâmbio entre os enxadristas
· Promover o lema GENS UNA
SUMUS
PERÍODO: Início em 6 de junho de 2023.
*Cada
partida/match deverá ser realizada no período de 10 dias conforme cronograma.
INSCRIÇÃO: Até o dia 02/06/2023, se houver vagas, através de
formulário disponibilizado na internet.
TAXAS: R$10 (Dez reais) cobrado na
inscrição.
SISTEMA DE DISPUTA:
GRUPOS:
UMA
partida na cadência de 25 minutos KO ou 15 minutos com acréscimo de 10 segundos
a partir do primeiro lance.
MATA-MATA:
DUAS
partidas na cadência de 25 minutos KO ou 15 minutos com acréscimo de 10
segundos a partir do primeiro lance e inversão de cores.
PARTICIPAÇÃO: aberta a 40 jogadores mossoroenses
(naturais, residentes ou laborais).
* O
formado poderá ser redefinido dependendo do número de inscritos.
EMPARCEIRAMENTO: Será utilizado o programa
Swiss Manager.
DESEMPATE NA PRIMEIRA FASE: Serão
usados os seguintes critérios.
1.
Resultado particular (11)
2. Maior
número de vitórias incluído wx0 (68)
3.
Sonneborn-Berger (52).
4. Sistema
Koya (45)
PRIMEIRA FASE - Grupos
Os cabeças
de chave são os oito jogadores
mais bem posicionados no ranking Rápido da CBX, incluído o Campeão da COPA do
ano passado, se inscrito e sem substituição.
Os
jogadores serão divididos em oito grupos para a primeira fase do torneio. São cinco jogadores em cada
grupo e os jogadores vão jogar entre si no grupo por uma vez.
Os
vencedores somam 1 (um) ponto, enquanto cada jogador recebe 0,5 (meio) ponto se
a partida terminar empatada. Os perdedores não pontuam.
A partida é agendada (data, hora e local) entre os jogadores adversários.
*Se,
chegando na data limite para a realização da partida e o jogo não tiver
acontecido, o líder do grupo, deverá escolher o local, data e horário da
partida em comum acordo com os jogadores.
A partida não realizada na data programada entre os jogadores da
partida deverá ser computada/pontuada como 0x0. Se um jogador se declarar
ausente ou faltar sem justificativa perderá por w x 0.
Os dois
melhores classificados de cada grupo jogam a 1ª Rodada da 2ª Fase.
Caso dois
ou mais jogadores terminem a fase de grupos com a mesma pontuação, serão usados
os seguintes critérios:
b.1) No caso de empate entre dois jogadores serão jogadas duas partidas Rápidas, com cadência de 5 minutos KO ou 3 minutos com 2 segundos de acréscimo a partir do lance um, turno e returno. Continuando o empate será realizado uma partida Armagedon de 6 x 4 min. O branco joga pela vitória e com 10 min. Faz-se sorteio, quem ganhar escolhe as cores. Isto ocorrerá até a data seguinte da última rodada do Grupo.
b.2) No
caso de empate entre três ou quatro jogadores seguir a tabela abaixo em
partidas de 5 minutos KO ou equivalente:
1ª rodada:
1-4 2-3 2ª rodada: 4-3 1-2 3ª rodada: 2-4 3-1
Após esta
rodada e se necessário passar ao item b.1.
NOTA: Cada grupo terá um líder que
deverá:
i) Fazer
acordo das datas, horários e locais das partidas, quando for necessário.
ii)
Informar ao organizador os resultados e andamento das rodadas.
SEGUNDA FASE: Mata-mata.
Será utilizado
o Sistema/Tabela de Dupla Eliminação onde alguns perdedores voltam ao jogo
através de uma "repescagem".
Na segunda
fase da competição, os QUATRO melhores jogadores de cada grupo, ou seja, 16 no
total, disputam as oitavas de final, Primeira Rodada, no grupo Vencedores.
Os matches serão jogadores em duas partidas com alternância das cores.
A partir
daí todas as partidas, são disputadas em confronto eliminatório, no qual o
vencedor passa de fase (oitavas, quartas, semis e final).
Os 8
perdedores da Primeira Rodada vão enfrentar na tabela paralela de "Repescagem".
Em um
confronto, se uma partida terminar empatada será utilizado o critério em b1
anterior da Fase de Grupos.
Em um confronto, se uma partida não for realizada será computada como 0
x 0 e os dois jogadores estarão eliminados da competição. Se o motivo da não
realização da partida for considerado irrelevante pela Comissão Técnica da Copa
o(s) jogador(es) não poderão inscreverem-se para a Copa do ano seguinte.
Caso um jogador não consiga comunicação com o seu adversário para
agendamento de uma partida deverá entrar em contato, imediatamente, com a
organização e pedir ajuda, isto é válido até um dia antes da data limite.
Se uma partida deixar de ser realizada por causa de emparceiramento com
jogador eliminado o vencedor será classificado por W-0".
Já o cruzamento entre os Grupos para a definição dos confrontos no mata-mata ocorre como definido na tabela abaixo.
Teremos
então uma final com dois campeões, o da tabela dos Vencedores e o da
Repescagem. Este último deverá vencer seu adversário duas vezes para sagrar-se
campeão (dois matches).
PREMIAÇÃO: a combinar (Troféus ou medalhas
e dinheiro)
OBSERVAÇÕES:
O jogador que abandonar o torneio sem justificativa plausível ficará
impedido de jogar a COPA no ano seguinte.
A
Competição será realizada de acordo com as regras oficiais da Federação
Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez
(CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento.
Os casos
omissos serão resolvidos pela direção da prova. A inscrição neste torneio
implica plena aceitação deste regulamento.
A
Diretoria
AMX