Os múltiplos objetivos educacionais que se pretende conseguir com a disciplina xadrez se podem agrupar em quatro grandes categorias:
A)
Objetivos de desenvolvimento mental ou intelectual.
Desenvolver atenção e
concentração, mediante o uso de um processo reflexivo que antecede os
diferentes movimentos.
Aumentar a percepção,
discriminação, análise-síntese e orientação espaço-temporal.
Aumentar a capacidade de
raciocínio lógico-matemático.
Desenvolver a criatividade e a
imaginação, mediante a busca de soluções originais dos problemas colocados.
Expressar respostas, as
conclusões e soluções para problemas de forma fundamentada. Essa finalidade
também pode se enquadrar na categoria C.
B)
Objetivos de educação social e desportiva.
Acostumar-se a respeitar
regulamentos, leis de competições e normas de comportamento.
Valorizar e respeitar o
silêncio como fonte de concentração.
Fomentar o desenvolvimento de
relações interpessoais equilibradas e construtivas.
Aceita desportivamente o
resultado das partidas, comportando-se corretamente frente a vitória ou a
derrota, e compartilhando com satisfação e companheirismo os triunfos e
fracassos.
C)
Objetivo de desenvolvimento pessoal e formação de caráter.
Analisar sistematicamente os
problemas, utilizando procedimentos adequados para obter a informação, selecioná-la,
organizá-la e utilizá-la.
Valorizar com antecipação as
vantagens e inconvenientes de uma decisão, e planejar antecipadamente as
respostas a possíveis situações.
Responsabilizar-se pelos
próprios atos, reconhecendo os acertos e os erros cometidos e assumindo as
consequências positivas ou negativas das decisões tomadas.
Desenvolver autoestima e
superação, valorizando o próprio progresso na aprendizagem e adquirindo um
nível adequado de autoconfiança.
Desenvolver a capacidade de
autoestima, mediante a tomada de decisões individuais no transcurso das
partidas.
Incrementar a capacidade de
decisão mediante a eleição entre várias alternativas em um tempo limitado.
Aumentar o controle emocional
e de impulsividade, evitando as ações irreflexivas.
Expressar uma opinião e
defendê-la racionalmente com energia e convicção.
Estimular a perseverança na
abordagem de tarefas e reduções de problemas.
Analisar as questões desses
diferentes pontos de vista, colocando-se na perspectiva do oponente.
Fomentar iniciativas dentro do
grupo com intenções crítico construtivas.
Estimular a busca da beleza
mediante a criação artística no tabuleiro.
Desfrutar o processo de
pensamento e de exercício mental enquanto se pratica o jogo.
Orientar o tempo de ócio
fazendo atividades construtivas e criativas.
D)
Objetivos culturais e de ampliação de conhecimento.
Iniciar-se e aprofundar-se no
conhecimento do xadrez, de seus elementos e normas básicas.
Interpretar e utilizar
corretamente os códigos Associados as linguagens enxadristas.
Adquirir conhecimentos de
aspectos culturais relativos ao xadrez.
TURISO,
José Angel López. Las classes obligarorias. Revista Jaque, La pasión del
ajedrez. Spain. Año XXV. Nº 435. 2ª quincena de octubre 1996.