quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

VIII COPA 2024 Xadrez Clássico

 


VIII COPA 2024 Xadrez Clássico

AMX

 

OBJETIVOS: 

·       Indicar o Campeão

·       Ampliar a cultura enxadrística

·       Incentivar o estudo do xadrez

·       Estimular a prática em torneios no ritmo Clássico

·       Promover o intercâmbio entre os enxadristas

·       Promover o lema GENS UNA SUMUS

.       Indicar três vagas para o Mossoroense Absoluto 2024

 

PERÍODO: Início em 30 de Janeiro de 2024.

*Cada partida deverá ser realizada no período de 7 dias. Sempre de terça-feira a segunda-feira a partir da data de início.

INSCRIÇÃO: Até o dia 17/01/2024, se houver vagas, através de formulário disponibilizado na internet.

TAXAS: R$10,00 (Dez reais). Pagamento feito no momento da inscrição.

SISTEMA DE DISPUTA:

RITMO: Clássico. 60 minutos KO ou 45 minutos com acréscimo de 15 segundos a partir do primeiro lance. As partidas deverão ser anotadas de forma legível em Notação Algébrica.

PARTICIPAÇÃO: aberta a 20 jogadores candidatos.

EMPARCEIRAMENTO: Será utilizado o programa Swiss Manager.

DESEMPATE: Serão usados os seguintes critérios.

1. Resultado particular (11)

2. Maior número de vitórias incluído wx0 (68)

3. Sonneborn-Berger (52).

4. Sistema Koya (45)

 

PRIMEIRA FASE - Grupos

Os cabeças de chave são os oito jogadores mais bem posicionados no Ranking Mossoroense, incluído o Campeão da COPA do ano passado, se inscrito e sem substituição.

Os jogadores serão divididos em quatro grupos para a primeira fase do torneio. São cinco jogadores em cada e os jogadores vão jogar entre si no grupo por uma vez.

Os vencedores somam 1 (um) ponto, enquanto cada jogador recebe 0,5 (meio) ponto se a partida terminar empatada. Os perdedores não pontuam.

A partida é agendada (data, hora e local) entre os jogadores adversários.

*Se, chegando na data limite para a realização da partida e o jogo não tiver acontecido, o líder do grupo, deverá escolher o local, data e horário da partida em comum acordo com os jogadores.

A partida não realizada na data programada entre os jogadores da partida deverá ser computada/pontuada como 0x0. Se um jogador se declarar ausente ou faltar sem justificativa, após combinação,  perderá por w x 0.

Os quatro melhores classificados de cada grupo jogam a Fase 1. 

Caso dois ou mais jogadores terminem a fase de grupos com a mesma pontuação, serão usados os seguintes critérios:

b.1) No caso de empate entre dois jogadores serão jogadas duas partidas de Rápido, 15 minutos KO ou equivalente, turno e returno. Permanecendo o empate serão realizadas duas partidas de Blitz em 5 minutos KO ou equivalente. Continuando o empate será realizado uma partida Armagedon de 6 x 4 min. O branco joga pela vitória e com 6 min. Faz-se sorteio, quem ganhar escolhe as cores. Isto ocorrerá até a data seguinte da última rodada do Grupo.

b.2) No caso de empate entre três ou quatro jogadores seguir a tabela abaixo em partidas de 15 minutos KO:

1ª rodada: 1-4 2-3 2ª rodada: 4-3 1-2 3ª rodada: 2-4 3-1

Após esta rodada e se necessário passar ao item b.1.

NOTA: Cada grupo terá um líder que deverá:

i) Fazer acordo das datas, horários e locais das partidas, quando for necessário.

ii) Informar ao organizador os resultados e andamento das rodadas através do envio das planilhas.

SEGUNDA FASE: Mata-mata.

Será utilizado o Sistema/Tabela de Dupla Eliminação onde alguns perdedores voltam ao jogo através de uma "Repescagem".

Na segunda fase da competição, os dois melhores jogadores de cada grupo, ou seja, 16 no total, disputam as oitavas de final, Primeira Rodada, no grupo Vencedores.

No primeiro match o vencedor do grupo joga de brancas. No match seguinte verificamos as cores dos novos adversários, e, se possível a invertemos. Caso tenha jogador com a mesma cor, procedemos a um sorteio.

A partir daí, todas as partidas, são disputadas em confronto eliminatório, no qual o vencedor passa de fase (oitavas, quartas, semi e final).

Em um confronto, se uma partida terminar empatada será utilizado o critério em b1 anterior da Fase de Grupos.

Caso um jogador não consiga comunicação com o seu adversário para agendamento de uma partida deverá entrar em contato, imediatamente, com a organização e pedir ajuda, isto é válido até um dia antes da data limite.

Se uma partida deixar de ser realizada por causa de emparceiramento com jogador eliminado o vencedor será classificado por W-0".

Já o cruzamento entre os Grupos para a definição dos confrontos no mata-mata ocorre com os primeiros colocados enfrentando os segundos. A definição dos times que se enfrentam nas oitavas de final é subsequente: os primeiros colocados de cada grupo enfrentam os segundos dos grupos posteriores. O 1º colocado do grupo A enfrenta o 2º do grupo B; assim como o 1º do grupo B joga com o 2º do grupo A, e assim por diante.

Teremos então uma final com dois campeões, o da tabela dos Vencedores e o da Repescagem. Este último deverá vencer seu adversário duas vezes para sagrar-se campeão.

PREMIAÇÃO: a combinar.

OBSERVAÇÕES:

O jogador que abandonar o torneio sem justificativa plausível ficará impedido de jogar a COPA no ano seguinte.

A Competição será realizada de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento.

Os casos omissos serão resolvidos pela direção da prova. A inscrição neste torneio implica plena aceitação deste regulamento.

A Diretoria

AMX