1. Objetivos do evento: Difundir a prática do Xadrez e promover o congraçamento em Mossoró e união entre os enxadristas do sertão nordestino.
2. A competição será realizada em Mossoró no (endereço a definir), no domingo, em 15 de setembro de 2024, a partir das 8 horas.
3. Serão utilizadas as regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) para a modalidade Xadrez Rápido, exceto as que conflitem com o presente regulamento.
4. A competição será emparceirada pelo sistema suíço em 5 rodadas, com tempo de reflexão de 15 min nocaute ou 10+5 no relógio digital (preferência) por jogador.
5. A contagem dos pontos será da seguinte forma:
I – Pontuação por equipe:
a) Vitória no match: 2,0 pontos;
b) Empate no match: 1,0 ponto;
c) Derrota no match: 0 ponto.
II – Pontuação individual:
a) Vitória: 1,0 ponto;
b) Empate: 0,5 ponto;
c) Derrota: 0 ponto.
6. Os critérios de desempate serão, nesta ordem:
6.1. Para o sistema suíço:
a) Pontos (pontos de partida) [1]
b) Resultado particular pontos da partida [14]
c) Buchholz Tie-Break Variable (2023) (0,0,1,-,-) [84]
d) Buchholz Tie-Break Variable (2023) (0,0,0,-,-) [84]
e) Progressivo-Cumulativo (Score Progressivo) (0,0) [86]
f) Sorteio.
7. Poderá participar qualquer equipe representando um clube, escola ou município.
7.1. As equipes serão formadas por até 5 enxadristas (4 titulares e 1 reserva, que é opcional), sendo um deles o capitão.
7.2. No caso de equipes com apenas 3 jogadores, estes deverão ocupar necessariamente o primeiro, o segundo e o terceiros tabuleiros.
7.3. A substituição de jogadores deve ser efetuada pelo sistema olímpico, mantendo-se sempre a ordem da escalação inicial, fornecida no ato da inscrição.
7.4. As equipes deverão ter no mínimo 3 jogadores presentes em cada rodada, sob pena de exclusão da competição caso ocorra a falta em duas rodadas, consecutivas ou não.
7.5. Cabe aos capitães preencherem e assinarem a súmula com os resultados de cada rodada.
7.6. Para validade da inscrição, a equipe deve representar um clube, escola ou município. Se a entidade inscrever 1 (uma) equipe, esta deve ter o seu próprio nome, porém se a entidade inscrever duas ou mais deve-se atribuir letras (equipe A, equipe B) ou textos curtos (equipe Feminina, equipe Sênior). Não haverá custos para inscrever a entidade, apenas custos para a inscrição das equipes.
8. Não haverá tolerância para atraso em relação ao horário previsto para o início das rodadas.
9. Os jogadores não poderão portar celulares e outros aparelhos eletrônicos no ambiente de jogos. Não é permitido aos jogadores comentarem sobre suas partidas enquanto elas estiverem em andamento, inclusive com o capitão da equipe.
10. Não será aplicado o Apêndice G (final acelerado) das Leis da FIDE.
11. As inscrições devem ser feitas pelo link ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9z7kmMAn7-HolaVTWCW6NulKjweMJjlOTESIOG6YMbidEbg/viewform?usp=sf_link ) até o dia 7 de setembro de 2024 ou no dia e local do evento, com taxa extra, de 7h às 8h. Após esse horário, a equipe será emparceirada a partir da 2ª rodada. Não haverá inscrição por whatsapp.
11.1. Deverá ser informado, no ato da Inscrição:
1) Nome da equipe;
2) Entidade vinculada ao município. (Podendo ter mais de uma equipe: Cidade A, Cidade B...);
3) Nome completo dos integrantes da equipe, na ordem dos tabuleiros;
4) Capitão da equipe;
5) ID CBX e FIDE, se houver.
Obs: A escalação da equipe deve ser fornecida no local e no dia do torneio antes da 1ª rodada, caso a equipe não leve à organização nenhuma escalação será atribuída à equipe a ordem dada no e-mail de inscrição. A escalação será a mesma durante todo o torneio, salvo a inclusão de um reserva.
11.2. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em nome do organizador do evento, conforme opções relacionadas abaixo:
PIX use a chave CNPJ 51424517000149 (Associação Mossoroense de Xadrez, Agência 0036 Conta Corrente 127.783-9) no valor de R$25,00 por jogador.
12. Serão premiadas as equipes Classificadas em 1ª, 2ª e 3ª colocações e as primeiras classificações em cada tabuleiro.
1º lugar – R$200 + troféu
2º lugar – R$100 + troféu
3º lugar – R$100 + troféu
1º tabuleiro – R$50 + Medalha
2º tabuleiro – R$50 + Medalha
3º tabuleiro – R$50 + Medalha
4º tabuleiro – R$50 + Medalha
13. Os recursos contra as decisões da arbitragem deverão ser feitos e entregues, por escrito, pelos capitães das equipes, em até 10 minutos após o término da partida em questão.
13.1 Será formado o Comitê de Apelação com cinco membros participantes do torneio e de notório saber sobre as Leis do Xadrez, sendo um presidente, dois membros efetivos e dois membros suplentes.
13.2. Cada equipe deverá conter 4 (quatro) jogadores titulares e até 1 (um) reserva. Para que a equipe possa participar da competição devem-se comparecer no mínimo 3 (três) jogadores inscritos regularmente para tal equipe.
13.3.Em caso de troca de jogadores, deve-se enviar uma mensagem ao organizador especificando a alteração até o dia 11 de setembro às 23h59. Após o prazo, a troca de jogadores entre equipes ou inserção de jogador não será permitida.
13.4. Cada equipe deverá ter um capitão, o qual será o responsável pelo preenchimento, conferência e assinatura da súmula ao final de cada match, assim como por qualquer problema administrativo.
13.5. O programa de emparceiramento usado será o Swiss Manager não cabendo recurso.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 11º. Será terminantemente proibido fumar no salão de jogos.
Artigo 12º. O Comitê de Apelação será formado durante a Reunião Técnica e estará composto por presidente, dois membros titulares e dois suplentes. Somente será acatado o recurso escrito, datado, assinado e apresentado à Organização no prazo máximo de 15 minutos, após o encerramento da última partida da rodada que gerou o fato, e mediante o pagamento da taxa de R$ 300,00 em espécie.
Artigo 13º. Os casos omissos serão resolvidos pela equipe de arbitragem do torneio.
Artigo 14º. Os participantes, desde já, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização. A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.
CRONOGRAMA
Dia 7/09 (sábado)
Prazo final das inscrições e alterações e solicitação de bye ausente.
Dia 11/09 (quarta-feira)
Prazo final das alterações da equipe.
Dia 15/09 (domingo)
09h00 Abertura Oficial, Congresso Técnico e Emparceiramento da 1ª Rodada.
09h30 1ª rodada
10h15 2ª rodada
11h00 3ª rodada
11h45 Almoço
12h45 4ª rodada
13h30 5ª rodada
14h15 Encerramento e premiação