terça-feira, 10 de setembro de 2024

2º CAMPEONATO DE EQUIPES DO SERTÃO


1. Objetivos do evento: Difundir a prática do Xadrez e promover o congraçamento em Mossoró e união entre os enxadristas do sertão nordestino.

2. A competição será realizada em Mossoró no (endereço a definir), no domingo, em 15 de setembro de 2024, a partir das 8 horas.

3. Serão utilizadas as regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) para a modalidade Xadrez Rápido, exceto as que conflitem com o presente regulamento.

4. A competição será emparceirada pelo sistema suíço em 5 rodadas, com tempo de reflexão de 15 min nocaute ou 10+5 no relógio digital (preferência) por jogador.

5. A contagem dos pontos será da seguinte forma:

I – Pontuação por equipe:

a) Vitória no match: 2,0 pontos;

b) Empate no match: 1,0 ponto;

c) Derrota no match: 0 ponto.

II – Pontuação individual:

a) Vitória: 1,0 ponto;

b) Empate: 0,5 ponto;

c) Derrota: 0 ponto.

6. Os critérios de desempate serão, nesta ordem:

6.1. Para o sistema suíço:

a) Pontos (pontos de partida) [1]

b) Resultado particular pontos da partida [14]

c) Buchholz Tie-Break Variable (2023) (0,0,1,-,-) [84]

d) Buchholz Tie-Break Variable (2023) (0,0,0,-,-) [84]

e) Progressivo-Cumulativo (Score Progressivo) (0,0) [86]

f) Sorteio.

7. Poderá participar qualquer equipe representando um clube, escola ou município.

7.1. As equipes serão formadas por até 5 enxadristas (4 titulares e 1 reserva, que é opcional), sendo um deles o capitão.

7.2. No caso de equipes com apenas 3 jogadores, estes deverão ocupar necessariamente o primeiro, o segundo e o terceiros tabuleiros.

7.3. A substituição de jogadores deve ser efetuada pelo sistema olímpico, mantendo-se sempre a ordem da escalação inicial, fornecida no ato da inscrição.

7.4. As equipes deverão ter no mínimo 3 jogadores presentes em cada rodada, sob pena de exclusão da competição caso ocorra a falta em duas rodadas, consecutivas ou não.

7.5. Cabe aos capitães preencherem e assinarem a súmula com os resultados de cada rodada.

7.6. Para validade da inscrição, a equipe deve representar um clube, escola ou município. Se a entidade inscrever 1 (uma) equipe, esta deve ter o seu próprio nome, porém se a entidade inscrever duas ou mais deve-se atribuir letras (equipe A, equipe B) ou textos curtos (equipe Feminina, equipe Sênior). Não haverá custos para inscrever a entidade, apenas custos para a inscrição das equipes.

8. Não haverá tolerância para atraso em relação ao horário previsto para o início das rodadas.

9. Os jogadores não poderão portar celulares e outros aparelhos eletrônicos no ambiente de jogos. Não é permitido aos jogadores comentarem sobre suas partidas enquanto elas estiverem em andamento, inclusive com o capitão da equipe.

10. Não será aplicado o Apêndice G (final acelerado) das Leis da FIDE.

11. As inscrições devem ser feitas pelo link ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9z7kmMAn7-HolaVTWCW6NulKjweMJjlOTESIOG6YMbidEbg/viewform?usp=sf_link ) até o dia 7 de setembro de 2024 ou no dia e local do evento, com taxa extra, de 7h às 8h. Após esse horário, a equipe será emparceirada a partir da 2ª rodada. Não haverá inscrição por whatsapp.

11.1. Deverá ser informado, no ato da Inscrição:

1) Nome da equipe;

2) Entidade vinculada ao município. (Podendo ter mais de uma equipe: Cidade A, Cidade B...);

3) Nome completo dos integrantes da equipe, na ordem dos tabuleiros;

4) Capitão da equipe;

5) ID CBX e FIDE, se houver.

Obs: A escalação da equipe deve ser fornecida no local e no dia do torneio antes da 1ª rodada, caso a equipe não leve à organização nenhuma escalação será atribuída à equipe a ordem dada no e-mail de inscrição. A escalação será a mesma durante todo o torneio, salvo a inclusão de um reserva.

11.2. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em nome do organizador do evento, conforme opções relacionadas abaixo:

PIX use a chave CNPJ 51424517000149 (Associação Mossoroense de Xadrez, Agência 0036 Conta Corrente 127.783-9) no valor de R$25,00 por jogador.

12. Serão premiadas as equipes Classificadas em 1ª, 2ª e 3ª colocações e as primeiras classificações em cada tabuleiro.

1º lugar – R$200 + troféu

2º lugar – R$100 + troféu

3º lugar – R$100 + troféu

1º tabuleiro – R$50 + Medalha

2º tabuleiro – R$50 + Medalha

3º tabuleiro – R$50 + Medalha

4º tabuleiro – R$50 + Medalha

13. Os recursos contra as decisões da arbitragem deverão ser feitos e entregues, por escrito, pelos capitães das equipes, em até 10 minutos após o término da partida em questão.

13.1 Será formado o Comitê de Apelação com cinco membros participantes do torneio e de notório saber sobre as Leis do Xadrez, sendo um presidente, dois membros efetivos e dois membros suplentes.

13.2. Cada equipe deverá conter 4 (quatro) jogadores titulares e até 1 (um) reserva. Para que a equipe possa participar da competição devem-se comparecer no mínimo 3 (três) jogadores inscritos regularmente para tal equipe.

13.3.Em caso de troca de jogadores, deve-se enviar uma mensagem ao organizador especificando a alteração até o dia 11 de setembro às 23h59. Após o prazo, a troca de jogadores entre equipes ou inserção de jogador não será permitida.

13.4. Cada equipe deverá ter um capitão, o qual será o responsável pelo preenchimento, conferência e assinatura da súmula ao final de cada match, assim como por qualquer problema administrativo.

13.5. O programa de emparceiramento usado será o Swiss Manager não cabendo recurso.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 11º. Será terminantemente proibido fumar no salão de jogos.

Artigo 12º. O Comitê de Apelação será formado durante a Reunião Técnica e estará composto por presidente, dois membros titulares e dois suplentes. Somente será acatado o recurso escrito, datado, assinado e apresentado à Organização no prazo máximo de 15 minutos, após o encerramento da última partida da rodada que gerou o fato, e mediante o pagamento da taxa de R$ 300,00 em espécie.

Artigo 13º. Os casos omissos serão resolvidos pela equipe de arbitragem do torneio.

Artigo 14º. Os participantes, desde já, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização. A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.

CRONOGRAMA

Dia 7/09 (sábado)

Prazo final das inscrições e alterações e solicitação de bye ausente.

Dia 11/09 (quarta-feira)

Prazo final das alterações da equipe.

Dia 15/09 (domingo)

09h00 Abertura Oficial, Congresso Técnico e Emparceiramento da 1ª Rodada.

09h30 1ª rodada

10h15 2ª rodada

11h00 3ª rodada

11h45 Almoço

12h45 4ª rodada

13h30 5ª rodada 

14h15 Encerramento e premiação


Contato: Hélder Cavalcante (84) 99978 2007 E-mail: heldercvlcnt@gmail.com