domingo, 20 de março de 2022

Ataque Índio do Rei

 

O Ataque Índio do Rei ou Sistema Barcza é um sistema de abertura de xadrez para as brancas, mais notavelmente usados por Bobby Fischer. Sua formação típica é mostrada no diagrama à direita.

A abertura não é uma série de lances específica, mas sim um sistema que é alcançado através de diferentes ordens de movimentos. Embora normalmente o Ataque Índio do Rei é feito com 1.e4 seguido de d3, Nd2, Ngf3, g3, Bg2 e 0-0, ele também pode ser iniciado por 1.Cf3, 1.g3 ou mesmo 1.d3.

Por natureza, o Ataque Índio do Rei é uma abertura fechada e estratégica que apresenta táticas e esquemas comuns num confortável meio de jogo contra diversas defesas.

Frequentemente, usa-se o Ataque Índio do Rei contra defesas semi-abertas (aquelas nas quais as negras respondem assimetricamente a 1.e4, como na Defesa Siciliana, Defesa Francesa e Defesa Caro-Kann. No entanto, também usa-se com frequência o sistema iniciado com 1.Cf3 e seguido do fianchetto do bispo de casas claras. Por essa razão, transposições para a Abertura Réti, Abertura Catalã ou Abertura Inglesa não são raras.

A posição final do Ataque Índio do Rei é a mesma da Defesa Índia do Rei, mas como as brancas possuem um tempo de vantagem, a ordem dos movimentos é alterada.

O Ataque Índio do Rei deixa as brancas com uma forte e sólida posição, apesar de ser mais passiva que muitas outras aberturas. É pouco usada no nível mestre, exceto para evitar certas linhas, mas muito usada entre amadores, pois é mais fácil de aprender, comparada a outras aberturas que exigem a memorização de ordens específicas de movimentos para não perder posições definitivas.

O plano branco mais comum é avançar o peão de e4 a e5, dominando assim o centro, e com um concreto ataque na ala do rei. Contudo, as pretas podem conquistar espaço na ala da dama, e planejar um forte contra-ataque no meio-jogo devido a essa assimetria.

https://www.tabuleirodexadrez.com.br/ataque-indio-do-rei.html